Componentes de um SIG:

Nesse sentido, os Sistemas de Informação Geográfica são constituídos por quatro componentes: Os recursos humanos (representado pelo conjunto de técnicos responsáveis pelo manipulação e desenvolvimento dos SIGs); Os dados (informação alfanumérica e cartográfica); As metodologias (procedimentos empregado para resolução dos problemas); O hardware (representado pelos computadores e periféricos); Os softwares (programas para a manipulação dos dados).
Algumas áreas de aplicação do SIG:
- Ambiente (Monitorização e Modelagem);
- Serviços de emergência (SAMU,Bombeiros, Polícia, Serviços de Proteção Civil);
- Comércio (Localização de pontos de venda, percursos, análises de mercado);
- Indústria (Transportes, Comunicações);
- Planeamento (Regional, Urbano, Rural);
- Administração Pública (prefeituras, órgãos públicos de forma geral);
- Educação (Pesquisa, Ensino)
Estrutura do SIG
O diferencial de um Sistema de Informação Geográfica é a sua capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos gráficos. O mesmo se trata do sistema mais adequado para análise espacial dos dados geográficos. Logo, os dados geográficos fazem referência à superfície terrestre, podendo esse dado ser representado de forma bidimensional ou tridimensional. Mas, para que os dados possam ser considerados como informação geográfica, é necessário existir três diferenciais:
1. Georreferenciamento: é quando os dados estão inseridos no espaço a partir de um sistema de coordenadas atribuído a um sistema de projeção cartográfica. Graças aos avanços do meio computacional, melhor dizendo, ao desenvolvimento de softwares que manipulam a informação georreferenciada podemos fazer alterações na referenciação espacial dos dados. Sendo assim, possível a partir de uma matriz determinar polígonos, identificar e inserir centróides ao polígono. De
• Polígono: representam as fronteiras do objeto espacial. Este tipo de referenciação da informação é bastante utilizado quando é necessário conhecer com precisão a localização e extensão dos objetos espaciais;
• Centróide: é basicamente um ponto central no polígono (ou um ponto que geralmente coincide com o centro geográfico da entidade). Toda a informação referente a essa entidade espacial estará associada ao seu centroide.
• Geocódigo: É um método muito utilizado, em relação a referenciação de dados estatísticos e na produção de cartografia temática associada a esses dados. O geocódigo é composto por uma série de conjuntos de dígitos que admitem a agregação da informação para níveis espaciais mais amplos.
2. Atributos: são cada elemento gráfico representado por uma entidade no terreno (estrada, curso de um rio, edifício, etc), que pode ser caracterizada por um conjunto de atributos e seus valores. Assim, além dos dados geométricos e espaciais, os Sistemas de Informação Geográfica possuem atributos alfanuméricos, os quais são associados com os elementos gráficos, fornecendo informações descritivas sobre eles. Os dados alfanuméricos e os dados gráficos são armazenados, geralmente, em bases separadas.
